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WhatsApp Business: solução para as empresas!

Não há como negar. O WhatsApp é um fenômeno mundial, mas principalmente no Brasil. Visto que muitos usam esse aplicativo para se relacionar, o Facebook, atual dono do WhatsApp, criou para eles uma nova versão: o WhatsApp Business.

Uma versão totalmente destinada ao mundo corporativo, que atribuiu à esse aplicativo tão famoso uma série de ferramentas, para auxiliar as empresas na comunicação com o cliente. Saiba mais sobre esse aplicativo revolucionário:

O que é o WhatsApp Business?

Semelhante ao original, ele tem o objetivo de aproximar as pessoas. Nesse caso, os clientes e as marcas. Esse aplicativo foi desenvolvido para empresas de pequeno e médio porte. E a maior diferença entre as duas versões é, principalmente, a ferramenta de respostas instantâneas e automáticas. 

Porém, a versão Business só está disponível para sistemas Android. E, infelizmente, sem nenhuma previsão de lançamento no iPhone (IOS). Apesar disso, o Facebook disponibilizou a integração do App com seu gerenciador de anúncios. O que torna muito mais fácil instalar botões do WhatsApp Business em websites, fan pages e na própria rede social.

Vantagens do aplicativo

Com essa ferramenta é possível diferenciar a conta comercial de uma pessoal, pois permite a criação de um Perfil Empresarial. Lá você colocará informações relevantes aos clientes, como: a descrição do negócio, e-mail, endereço e website. 

Área de informações da conta e etiquetas dos clientes do WhatsApp Business.

Outra função importante do WhatsApp Business é a ferramenta de respostas instantâneas, onde a empresa cria mensagens e elas são disparadas automaticamente depois do primeiro contato. 

Além disso, ele inclui notificação de ausência, informando que a empresa não pode atender naquele momento. É possível até mesmo indicar o horário de retorno do profissional encarregado de responder às mensagens.

Nas estatísticas, você pode acompanhar as mensagens entregues, lidas e recebidas. Elas ajudam na monitorização dos resultados. 

Outra ferramenta interessante são etiquetas de classificação. Com elas a empresa pode priorizar as mais importantes e nomear cada uma delas. O App empresarial também está disponível na versão Web, igual o original.

Por que toda empresa deve ter?

O uso do WhatsApp Business e suas funcionalidades garantem inúmeros benefícios às empresas, as principais delas são:

  • Popularidade: como muitas pessoas usam o WhatsApp frequentemente, a empresa pode alcançar com mais facilidade o dia-a-dia dos seus consumidores;
  • Versatilidade: é possível realizar diferentes tarefas no aplicativo, como promoções, cardápios, catálogos, entre outros elementos;
  • Proximidade: usar uma ferramenta comum a todos pode mostrar empatia e o lado humanizado da marca, o que traz o cliente para perto;
  • Economia: atualmente o aplicativo é gratuito, não exigindo cobranças e mensalidades.

Mas como usar o WhatsApp business no meu negócio?

Dividimos esse passo-a-passo em algumas etapas, leia-as abaixo e comece a contatar seus clientes!

1. Monte um planejamento

Após criar sua conta, planeje como você vai utilizar o aplicativo. Se ele será usado para pós-venda, para fazer pedidos, realizar atendimento etc. Além disso, fique atento a esses tópicos também:

  • quais serão as mensagens enviadas automaticamente?
  • como você vai conseguir o número dos clientes?
  • forma de comunicação (texto, imagem, áudio, etc..);
  • quais são as métricas que você vai acompanhar?

2. Atente-se à linguagem utilizada

O WhatsApp é uma rede social de conversas são íntimas e aprofundadas. Por isso não use uma linguagem robótica, engessada e muito técnica. É super importante manter certa credibilidade e intimidade com o cliente. E isso fica muito mais fácil com a criação das Personas da sua marca. Adote uma linguagem baseada nos tópicos abaixo:

  • Conteúdo personalizado;
  • Seja gentil;
  • Linguagem leve;
  • Contato agradável;
  • De maneira humanizada.

3. Obedeça as políticas de uso

Apesar de ser gratuito, é necessário que você siga as regras do aplicativo. Por isso, fique atento aos seguintes detalhes: 

  • Porte: esse aplicativo só pode ser usado por empresas de pequeno e médio porte.
  • Permissão dos clientes: spam não vale! Peça permissão aos usuários para enviar as mensagens ou espere ele mandar primeiro;
  • Comportamento: é proibido realizar comentários considerados abusivos, como ofensas ilegais e vendas de produtos proibidos.

4. Planejamento

Tenha em mente quantas mensagens serão enviadas aos clientes semanal e mensalmente, para que ele não se irrite com a quantidade. Para isso, foque principalmente em enviar descontos e mensagens em datas especiais, como ano novo e natal, mas sem exageros.

5. Aplique os indicadores corretos

Os indicadores de desempenho (KPI) são métricas aplicadas antes das mudanças e continuamente para mensurar resultados, analisar o comportamento dos clientes, e muito mais. O WhatsApp Business tem métricas incluídas como:

  • taxa de recebimento: quantidade de usuários que recebem as mensagens enviadas, ela é útil para ver a quantidade de clientes ativos;
  • taxa de abertura: quantidade de clientes que abrem e leem as mensagens da empresa. Com a métrica também é possível ver a taxa de rejeição;
  • taxa de resposta: consiste no número de respostas recebidas dos clientes, com ela se obtém a média de interação do negócio;
  • conversões e vendas: é possível averiguar quantos clientes estão visitando a loja por links enviados pelo aplicativo.

Você conhecia de todas essas vantagens do WhatsApp Business? Com as dicas da Oxicore Agência Digital neste artigo, você saberá como alcançar seus objetivos mais facilmente. Compartilhe para que estas informações também cheguem a outros empreendedores de sucesso!

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