Ao contratar uma empresa de marketing, publicidade ou propaganda a principal dúvida é: como medir o sucesso da ação. Para facilitar na resolução desse problema, apresentamos 4 etapas que foram simplificadas para te ajudar.

Também conhecidos como indicadores, essas métricas são indispensáveis para o controle financeiro de retorno em cima de cada investimento:
Custo por aquisição ou seja quanto eu pago por cada novo cliente
Diferente dos meios tradicionais de divulgação, no marketing digital esse cálculo é responsável por dizer quanto foi necessário investir (valor real) para gerar uma venda, ou seja, uma conversão.
Existem n maneiras de divulgar os serviços e produtos, no caso da internet as ações mais conhecidas são por mídias digitais (facebook, instagram, google, youtube, site, blogs e etc). Eventualmente, esse investimento precisa resultar em uma venda. Para descobrir se a ação está sendo efetiva, calcula-se o valor investido, dividido pelo número de vendas ou conversões. O ideal é que o resultado seja igual ou menor que o ticket médio da empresa, calma…explicaremos no próximo tópico.
Ticket médio ou valor médio de vendas por cliente
Para entender se o custo de aquisição não está muito alto, é fundamental ter uma ideia do ticket médio. Quando a empresa entende quanto um cliente pode gastar, ela saberá quanto investir na propaganda para atrair novos clientes. Vamos simular que um cliente possa comprar no máximo R$ 400,00 da sua empresa, o correto é investir menos da metade para gerar essa venda, ou seja, R$ 200 (quanto menos, melhor), nunca acima ou próximo do ticket médio, do contrário é necessário rever urgente o processo de captação.
Lucro líquido da vida de um cliente dentro na empresa ou LifeTime Value
Existem serviços e produtos que estimam uma LVT muito longa, por exemplo, escolas tendem a ter esse número alto devido as fases escolares do filho, o responsável pode manter o aluno(a) na instituição durante o tempo completo das séries essenciais para a etapa universitária, o lucro será vitalício de acordo com o número de anos de estudo.
Por meio do Lifetime Value é possível prever quanto tempo o cliente compra da empresa, sem que hajam novas necessidades de gastar em divulgação. É basicamente, o lucro líquido da vida de um cliente dentro da empresa.
O negócio que detém dessa informação, saberá exatamente a hora exata de investir em marketing digital, por exemplo.
Meu investimento está gerando lucro? Entenda a diferença do ROI e do ROAS
Mais que verba, é necessário ter esse cálculo feito ao final da ação, para saber se o que foi gasto valeu a pena, afinal uma empresa de sucesso só sobrevive se tiver lucro.
A sigla ROAS significa Retorno Sobre o Investimento Publicitário. Portanto, mede quanto você ganha por propaganda. Assim, soma os custos envolvidos sobre uma campanha publicitária. O que inclui tanto o salário dos profissionais e aluguel de equipamentos, quanto o valor da divulgação.
Com ele, você pode entender quanto recebe para o quanto gasta em publicidade. É algo que permite a identificar os lucros dos investimentos. Uma forma inteligente, prática e fácil de entender como aplicar melhor os seus investimentos em marketing. Já o ROI é retorno sobre o investimento, ou seja quanto ganhei em cima do que gastei, simples. Em ambos os casos se você gasta mais e lucra menos algo está errado e precisa ser revisto. Ok?
Não é preciso ser formado na área de marketing ou administração para entender que cada etapa citada acima é necessária para comprovar o sucesso da sua empresa e como consequência o crescimento da mesma no mercado. Coloca isso na sua mente: O sucesso da sua empresa depende de você. Continue ligado no blog da Agência Oxicore, em breve mais novidades e dicas de sucesso!