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A psicologia das cores para atingir resultados

Você fazia ideia que a Psicologia das Cores revelava como nosso cérebro identifica e entende as cores de maneiras diferentes? Pois, sim. Ela são capazes de influenciar nas emoções, sentimentos e desejos das pessoas. Desse modo, a atribuição de sensações de cada cor faz com que esse estudo seja de extrema importância para o marketing de vendas.

Psicologia das cores no marketing

A Psicologia das Cores no marketing

Essa estratégia também está muito ligada com o marketing de emoções. Pois, ao despertar novos sentimento, o cliente estará muito mais suscetível a acreditar e comprar de você.

É importante aprender a usar essa técnica de maneira favorável a empresa, para não cometer o erro de confundir a cabeça do cliente ao anunciar. Ou seja, é preciso que as marcas saibam usar bem cada cor para conquistar seus objetivos.

De acordo com pesquisas, 93% dos consumidores consideram a aparência visual como fator que mais contribui para a decisão final de compra. Por esse motivo, uma escolha equivocada da cor da sua marca, embalagem ou anúncio pode trazer ótimos resultados.

Para te ajudar, o autor Robert Plutchik te dá algumas dicas. Ele considera que existem oito emoções primárias: a raiva, o medo, a tristeza, o nojo, a surpresa, a curiosidade, a aceitação e a alegria. No decorrer do texto, você vai perceber que cada uma está relacionada à uma cor. 

Ferramentas que te ajudam a fazer a escolha certa

Separamos para você algumas ferramentas que te ajudam a escolher uma cor apropriada e harmônica, para as suas imagens, vídeos e qualquer outro:

Mas qual o significado de cada cor?

Cada cor tem um conceito que pode melhorar seus resultados. A psicologia das cores indica que muitas pessoas já estão acostumadas a ligar cada uma delas com uma emoção ou comportamento. Veja só:

  • Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência
  • Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade
  • Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo
  • Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante
  • Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição
  • Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão
  • Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade
  • Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade
  • Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva
  • Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril
  • Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico
  • Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza

Apesar desses sentimentos atribuídos, muitas são poderosas no mercado por despertar emoções atreladas a motivos de compra. Veja alguns exemplos:

Vermelho

O vermelho é uma das cores mais simbólicas do marketing, pois pode significar cor da paixão ou da fome. Além disso, vemos seu uso em promoções porque ela tende a estimular uma ação, e chamar a atenção.

Laranja

Perfeita para chamar a atenção em campanhas e anúncios, pois desperta o ânimo do cliente, além da criatividade e a atração de consumidores.

Amarelo

Assim como o vermelho, ela possui o estimulante de apetite, porém, também pode agregar a idéias de otimismo. Ajuda na concentração, estimula o intelectual e anima qualquer um.

Verde

O verde, como sempre, se refere muito à natureza e meio ambiente. No entanto, também traz sensações de equilíbrio, harmonia, saúde e frescor.

Azul

O azul traz a sensação de higiene e frescor. Sem falar que é uma cor que  estimula a criatividade e a sensação de sucesso, conquista e confiança.

Roxo ou Violeta

O violeta é conhecido como cor da realeza e nobreza, e também pode ser associado a calma, respeito e sabedoria. Mas além disso, estimula a  imaginação e criatividade, além de transmitir a sensação de mistério e espiritualidade.

Rosa

O rosa tende a indicar delicadeza, feminilidade, inocência, romantismo e proteção. Ela também transmite a sensação de inovação e diferenciação.

Branco

Uma cor pura que transmite a sensação de tranquilidade, limpeza e organização. Desperta sentimentos de harmonia e equilíbrio que acalmam. Além de influenciar na competência, pureza e frescor.

Preto

O preto é a cor mais poderosa e neutra. Tende a ser associada à elegância e força. Transmite a sensação de mistério, medo, curiosidade e memória emocional. Além disso, é considerado um tom masculino e impessoal.

A Psicologia das cores no site

Como você deve ter reparado, cada cor pode representar os valores e os objetivos das empresas. Sabendo disso, você deve pensar muito bem antes de aplicar cada cor nos elementos da sua marca.

Para ser efetivo, toda comunicação, seja dentro ou fora do site, deve passar a mesma mensagem aos clientes. Pois, ela pode refletir na maneira como seu público se comunica contigo, com seu produto ou serviço. 

A cor certa para vendas online

Vários dados de diversas fontes apontam alguns números interessantes sobre a capacidade das cores de influenciar uma compra. Saiba mais: 

  • Os anúncios coloridos são 26% mais reconhecidos que suas versões em preto e branco;
  • A cor aumenta o reconhecimento da marca por parte dos consumidores em 80%;
  • As cores preferidas:
    • Para as mulheres: azul, roxo e verde; 
    • Para os homens: azul, verde e preto.
  • As cores odiadas:
    • Para as mulheres: laranja, castanho e cinza;
    • Para os homens: castanho, laranja e roxo.
  • Outro dado revela que as cores também influenciam na percepção de preço:
    • O vinho foi associado ao requinte, o preto a sofisticação, enquanto o laranja foi ligado à ideia de preço baixo e justo.
  • Algumas cores também podem estimular sensações desagradáveis e devem ser evitadas. O cinza, por exemplo, foi associado à solidão e tristeza, e o castanho ao aborrecimento.

Mesmo que tudo isso seja comprovado e estudado, se você pretende usar a Psicologia das Cores para aumentar as vendas, você vai precisar testar (e muito) várias opções para descobrir as que geram mais resultado. Esses testes podem te ajudar a entender quais cores mais combinam e geram conversão para o seu tipo de público.

Agora que você já conhece cada cor e como usá-la bem, é só começar a repensar em como você pode aplicar na sua marca para passar a mensagem certa!

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