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Persona: É hora de criar seu consumidor ideal!

Conheça seus clientes: faça uma Persona

Em nossas últimas matérias falamos muito da importância das Personas para uma empresa, mas afinal, o que é uma Persona? Como ela vai me ajudar? Como identificar e criar uma? Todas essas perguntas serão respondidas no decorrer da matéria.

Jovens pensando e sendo criativos na hora de criar a persona.

O que é uma Persona?

Esse perfil representa de maneira fictícia o cliente ideal de uma determinada e específica empresa. Ela é a base de toda a estratégia do Marketing Digital que será aplicada e ajuda muito na hora de atingir o público certo. Pois, possui detalhes baseados nos clientes reais, o que monta o perfil ideal de um consumidor.

As personas foram criadas para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.

Como já comentamos em nossa matéria sobre o cliente ideal, se toda sua estratégia chegar somente nesse público, você estará passando a mensagem para quem realmente precisa da sua solução.

Mas qual a diferença da Persona e do público-alvo?

As estratégias de Marketing se baseiam principalmente no público comprador do seu produto ou serviço. Porém, ter somente as informações do seu público alvo não são mais tão efetivas. Por isso, é necessário dar destaque ao seu consumidor. Toda as suas táticas devem estar voltadas ao interesse e a solução dos problemas dele.

A maior diferença que podemos perceber entre o público-alvo e as personas é a quantidade de informações que são captadas. Enquanto o primeiro é abrangente e te oferece informações gerais sobre seus clientes, o outro é caracterizado por representar apenas um perfil com muitas características. 

Como criar uma persona?

Não crie uma Persona por palpites ou suposições. 

Para criar uma boa Persona que vai representar seus clientes e guiar suas campanhas de marketing, é importante fazer tudo da maneira certa. Siga nosso passo-a-passo:

Colete dados

Comece ao entrevistar os clientes da sua empresa. Não há nada mais efetivo do que consultar seu próprio público para compreender seu comportamento.

O primeiro passo é saber quais perguntas fazer para seus atuais compradores. Elas vão te ajudar a montar um personagem baseado nos interesses e dificuldades de alguém real.

Divida as perguntas em 4 etapas: demográfica, pessoal, consumo de conteúdo e visão da empresa.

Demográficas
  • Qual seu gênero? Idade? Cidade? Escolaridade?
  • Qual é o seu cargo? O que você faz no trabalho?
  • Qual é o segmento de sua empresa?
  • Qual é o tamanho da empresa?
Pessoal
  • Como é sua rotina?
  • Quais são suas principais responsabilidades?
  • Quais são seus principais objetivos?
  • Qual sua trajetória profissional?
  • Para você, o que é ser bem-sucedido em seu trabalho?
  • Quais são os maiores desafios em seu trabalho?
Conteúdo
  • Em quais redes sociais você está presente?
  • Como você aprende novas habilidades e informações para o seu trabalho?
  • Quais formatos de conteúdo você gosta e quais meios?
  • Quais assuntos você mais gosta de acompanhar?
Visão da empresa
  • O que te levou a procurar as soluções da empresa x?
  • Como a empresa x te ajuda a solucionar seus desafios?
  • Qual a maior qualidade da empresa x?

Análise dos dados

Encontre características comuns entre os clientes

Crie sua persona ao se basear nas respostas mais relevantes e que foram iguais ou semelhantes. Essas podem ser resultado da elaboração de diversas personas, mas é preciso ter em mente que elas serão parte integral de toda a sua estratégia, portanto, se você tem mais de uma persona, o ideal é trabalhar a sua estratégia completa em todas elas.

Estruture sua persona

Pense nela com um ser-humano de verdade

Para isso crie um nome, idade, profissão e descreva o dia a dia dela. Crie uma historinha se for necessário, com hábitos diários, profissionais e pessoais.

É importante pensar que essa persona vai ler todo o seu conteúdo, interagir com a sua empresa e comprar o seu produto. Você pode adicionar alguns dados, como:

  • objetivos pessoais;
  • objetivos profissionais;
  • dores pessoais;
  • dores profissionais;
  • aspirações.

Compartilhe os resultados

É importante que toda a sua equipe conheça a persona que está sendo trabalhada. Para que todos tenham uma mesma visão e gerem benefícios para a empresa com essa estratégia.

Ferramenta de criação de personas

A Rock Content criou uma maneira de criar sua persona de maneira fácil e rápida na internet. O programa te dá algumas etapas para percorrer, depois habilita a função de download do PDF. Acesse geradordepersonas.com.br/ e comece o seu.

A Oxicore pode te ajudar com muito mais! Fique atento às nossas próximas postagens.

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