Rua Natal, 379, Centro - Piên, PR

Mídias sociais: segredo para conquistar a web!

A internet é indispensável, isso todo mundo sabe. E esse meio está cada vez mais cheio de pessoas, principalmente nas mídias sociais. Sendo esse o motivo de muitas empresas terem migrado dos meios convencionais de marketing, para marcar seu território por lá. Mas afinal, você sabe o que são e do que se tratam essas mídias?

Elas são canais, que podem ser usados pelos usuários para conversar e trocar idéias. Todos os participantes da mídia podem contribuir com publicações e comentários, sejam positivos ou negativos. Essa é, sem dúvidas, uma ótima maneira de ampliar os horizontes das empresas com um bom marketing digital.

Casal conectado pelas mídias sociais: isso sim, é interação entre os usuários!

Dessa maneira, sabendo da grande quantidade de usuários com gostos, personalidades e necessidades diferentes, todo o conteúdo postado é muito diverso. Mas ainda é uma oportunidade de ouro para que as empresas divulguem sua marca, produtos, serviços, opiniões e conteúdo educativo. 

Desde que começamos a falar sobre isso, você já deve ter pensado em algum tipo de mídia social. Podemos até apostar que foi em alguma rede social. Mas precisamos e queremos te lembrar que elas não são a mesma coisa. 

O objetivo das mídias sociais é o compartilhamento de um conteúdo de qualidade. Ele pode muito bem acontecer em alguma rede como o Facebook e Instagram, mesmo que elas não sejam o principal veículo. Podemos citar como exemplo: 

  • Fóruns de debates; 
  • Instant messengers; 
  • Wikis; 
  • E-groups; 
  • Blogs; 
  • Microblogs (como o Twitter); 
  • Redes sociais (como o Facebook);
  • Sites que compartilham informações sobre multimídia (como Vimeo, Flickr, Youtube e Slide Share).

Por que seu negócio deve estar presente nas mídias sociais?

Hoje em dia as informações são distribuídas quase na velocidade da luz. Por isso, é necessário que a comunicação seja feita de forma objetiva e clara. Muitas pesquisas apontam que as pessoas preferem se relacionar por mídias sociais do que pessoalmente. Esse é um dos grandes motivos para a que as empresas entrem e invistam cada vez mais nessa área. Pois, a preferência dos consumidores pela facilidade em resolver as coisas e obter informações instantâneas é uma ótima ajuda para vender na internet.

Mas, como usar?

Esse tipo de marketing é muito mais profundo do que do que fazer posts ou colocar vídeos no Facebook, Instagram ou Twitter. É preciso saber como e porquê usar. 

Todas as estratégias de marketing aplicadas tem que ser bem fundamentadas para que você saiba o que está fazendo, caso contrário é perda de tempo. É interessante que exista um plano e cronograma, pois, esse direcionamento pode ser um bom investimento.

Primeiramente, pense em quais plataformas você irá investir. É preciso ter a consciência do que se está usando e quais os motivos. O ideal é que o conteúdo postado seja de itens informativos e inspiradores e a minoria promocional. 

Mas para que tudo isso dê certo é preciso estar atento, para inovar e superar as expectativas dos clientes. Esteja sempre próximo do seu público, e de maneira humanizada. A melhor forma de fazer isso é conhecendo seu cliente ideal, com auxílio das personas.

Tipos de mídias sociais

Bastante diferentes dos meios tradicionais (como rádio, televisão, livros, jornais e revistas), as mídias sociais se baseiam especialmente no relacionamento construído entre as pessoas. Veja alguns exemplos:

  • Microblogs: tem como objetivo compartilhar conteúdos, de maneira eficaz e rápida. Sendo bem usada, pode trazer resultados gigantes, já que hoje em dia a agilidade faz a diferença. Como exemplos, podemos citar: Tumblr, Twitter,etc;
  • Redes sociais de conteúdo: esse tipo de mídia social é bem parecido com as redes sociais, mas seu objetivo é a criação e compartilhamento de informações. Como exemplos, temos: Flickr, SlideShare, Youtube, etc.;
  • Redes sociais: elas têm como principal característica as ferramentas de rápida divulgação. Seus resultados são ainda mais favoráveis quando unidos a um blog. Como por exemplos: Google+, Facebook, etc.;
  • Blogs: é uma mídia formada por pensamentos e idéias que são expostos em uma página na internet. É interessante que as empresas utilizem essa ferramenta para ganhar mais visibilidade, principalmente ao utilizar o SEO.

Dicas rápidas de mídias sociais

  • Seja engajado: isso cria afinidade e faz com que os clientes gostem da marca, não só dos produtos e serviços. Para isso, promova testes, opiniões, enquetes, posts interativos e bem humorados;
  • Conteúdo humano: procure sempre falar com os seus clientes de maneira natural e atenciosa, nada de mensagens técnicas, automáticas e robotizadas. Manter uma boa relação faz com que os clientes se sintam mais à vontade;
  • Pessoas certas: Não adianta ter publicações interessantes se o seu o cliente ideal não lê! Se você não sabe quem precisa atingir, é preciso criar uma buyer Persona e fazer as 3 perguntas infalíveis para seu público. Saiba mais em nossas outras matérias.
  • Seja útil: Resolver os problemas e ajudar seu cliente com o seu produto não é tão difícil assim. Converse com ele, entenda suas dificuldades e procure uma maneira para sua empresa ajudá-lo.
  • Criatividade é essencial: procure sempre vincular conteúdos novos e interessantes. Pense em coisas atrativas, pesquise e seja inovador! Falar do que todo mundo já sabe é irrelevante.

Agora você já pode começar a trabalhar sua imagem na internet. Lembre-se que estamos sempre aqui para te ajudar! Continue lendo nossas matérias para mais dicas milagrosas.

Related Posts

Leave a comment

VENDEMOS
RESULTADO + TRANSFORMAÇÃO