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Marketing Tradicional ou Digital: no qual investir?

Não é novidade para ninguém que antigamente o uso da internet não era tão acessível como hoje. No entanto, entramos nessa nova fase e muitos empreendedores ainda não descobriram qual a melhor maneira de anunciar sua empresa no mercado. Essa escolha entre investir em marketing digital ou tradicional tira o sono de muita gente.

Apesar de parecer uma tarefa simples, não se engane, escolher uma dessas opções exige estudo de mercado, pesquisa sobre o público alvo e um muito planejamento. Tudo isso para criar e implementar uma estratégia de marketing eficaz.

Colegas trabalhando para decidir qual a melhor estratégia para a empresa.

Hoje em dia é muito falado que o marketing digital é suficiente para divulgar uma empresa, enquanto outros afirmam que o marketing tradicional é a melhor opção. Por isso, continue lendo nossa matéria e descubra qual é a melhor opção para você.

Mas qual é o melhor? Marketing tradicional ou digital?

Para responder bem essa pergunta, é necessário entender primeiro como funciona cada um deles e quais as principais diferenças.

Como funciona o marketing tradicional?

Pra que você tenha uma ideia, o marketing começou na década de 40, e muitos dos veículos usados naquela época funcionam até hoje. Alguns deles são o rádio, a TV, jornais, revistas, outdoors e qualquer outro que não tenha nada a ver com a internet.  Esses são os métodos tradicionais. 

Por serem meios de divulgação relativamente antigos, todos tem uma grande base de audiência e são usados diariamente como canal de informação diariamente por muitas marcas. 

Como funciona o marketing digital?

Essa estratégia nasceu ao mesmo tempo que a internet, e depende única e exclusivamente dela para existir. Ela se iniciou nos primeiros sites e se aprimorou tanto que hoje podemos identificá-la em blogs, Podcasts, Streaming de vídeos, redes sociais, aplicativos, redes de painéis eletrônicos e vários outros.

Como cada um dos acessos soma uma “identidade digital”, é fácil saber o número de acessos e até de onde eles vieram, com base em uma campanha.

As diferenças

O marketing tradicional tem o objetivo de fixar a marca na cabeça do público-alvo, para que ele se torne familiar e leve as pessoas a pensar nela como primeira opção. Tudo isso criando uma visualização em massa da propaganda.

Por sua vez, o marketing digital busca alcançar exatamente seu público alvo, para ter a possibilidade de fazer ações personalizadas e que possam alcançar e fidelizar seus clientes ideais.

No entanto, a principal diferença está relacionada com a mensuração exata do alcance em cada publicação, proporcionada pelo meio digital. Permitindo que se saiba quantas e quais pessoas viram e interagiram com sua propaganda.

Nós te ajudamos a escolher!

Mas antes disso é preciso levar em consideração o objetivo de cada ação e a forma como isso irá expor sua marca. Para isso, você deve ter atenção nos pontos positivos e negativos de cada um. 

Se você pretende gerar uma consolidação de uma marca em um novo lugar, onde poucos te conhecem, por exemplo, a melhor opção é o marketing tradicional. Mas se seu objetivo é medir o alcance real de sua marca e interagir com seus clientes, o marketing digital poderá ser uma opção muito melhor.

Além disso, leve em conta o seu orçamento. Podemos dizer com segurança, que o marketing digital é muito mais econômico, em relação ao marketing tradicional.

Mas antes de começar, você precisa de uma boa estratégia de marketing fundamentada. Dessa forma, fica bem mais fácil achar a que mais se encaixa na sua empresa. O ideal é conhecer todas as opções, analisar cada uma delas, e assim decidir qual vai atingir em cheio seu público alvo e alavancar as vendas.

Benefícios do Marketing Tradicional

Embora tradicionais, eles não caíram em desuso e continuam mostrando resultados eficazes para as empresas. Algumas vantagens são:

  • Visibilidade: a marca é vista por muitas pessoas;
  • Grande Alcance: é possível atingir locais sem internet ou TV, através de rádio e propagandas impressas;
  • Atingir pessoas de idade: a maioria dessas pessoas não acessa diariamente a internet ou não confiam no que vêem. Portanto se esse é o seu público, o marketing tradicional é para você;
  • Realidade: por ser tangível, as pessoas tendem a confiar mais nas empresas que atuam em meios tradicionais;
  • Duração: o material impresso dura mais tempo. Fazendo com que o anúncio da sua marca atinja mais pessoas por um período longo de tempo;

Vantagens do Marketing Digital

Tem ganhado cada vez mais espaço no mercado e no orçamento das empresas, por oferecer inúmeras vantagens, como: 

  • Segmentação: com isso é possível criar mensagens diferentes para cada público da empresa. No marketing digital, as Persona permitem segmentar desde hábitos de consumo até gostos e locais que o cliente ideal frequenta;
  • Alcance: a presença na web garante exposição da marca a pessoas do mundo todo.
  • Rapidez: elas trazem resultados instantâneos, pois o consumidor pode realizar a compra em poucos minutos, de qualquer lugar;
  • Mensurável: é possível medir os resultados em tempo real, acompanhando quais ações estão gerando resultados positivos;
  • Ajustável: se perceber que não está tendo resultados, você pode ajustá-la ou removê-la imediatamente;
  • Viralização: um bom conteúdo torna as chances de as pessoas compartilharem é enorme. Isso aumenta sua exposição.

Talvez tudo isso pareça complicado demais. Para isso, pense bem em qual mensagem a sua marca quer passar. Assim fica mais fácil de escolher entre marketing digital ou tradicional.

Lembre-se de manter a mesma linha de comunicação em todos os veículos, para fortalecer sua marca na cabeça dos consumidores. Uma grande estratégia é criar um ambiente persuasivo, atuando em vários canais e lugares.

Para melhorar ainda mais sua estratégia de marketing, estude seus clientes com perguntas simples e construa sua Brand e Buyer Persona se você ainda não possui uma.  Continue ligado nas nossas dicas e analise todas as informações que tiver, para decidir com consciência e acertar em cheio. 

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