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Marketing sazonal para vender muito no Natal!

É sempre bom lembrar (não que alguém tenha esquecido) que o Natal está chegando! E que o comércio se alegra com datas especiais, todos nós sabemos. Em momentos especiais as vendas aumentam, e todos no mercado devem estar preparados em técnicas do marketing sazonal para se destacar na multidão e suprir as demandas. 

Mas para ganhar esse destaque é preciso abusar das estratégias de marketing e planejar as campanhas com muita antecedência. Mesmo que você trabalhe no mundo virtual, aplicar o marketing sazonal em seu negócio pode ser um divisor de águas.

Continue lendo nossa matéria para descobrir como aplicar de maneira mais assertiva, as propagandas que vão elevar suas vendas à outro nível. E para começar, é preciso saber do que estamos falando.

Mulher embalando vários presentes.

O que é marketing sazonal?

Como primeiro passo, é preciso conhecer e entender essa estratégia. E assim como o próprio nome dá a entender, ele é um conjunto de estratégias temporárias, relacionadas a um período do ano. Para simplificar, são tipos de anúncios relacionados a datas comemorativas, que têm como objetivo vender mais em determinados dias do ano.

Como montar meu calendário de datas comemorativas?

Nem sempre trabalhar com datas comemorativas significa, trabalhar com todas elas. Antes de começar a desenvolvê-las, é importante que você saiba quais mais combinam com seu ramo.

Além disso, cada uma dessas datas vai exigir um bom (e grande) planejamento. Quem começa a pensar nas campanhas de Natal somente em dezembro já está super atrasado, para fazer alguma ação de impacto.

Para não perder oportunidades que podem fazer a diferença no seu negócio, pesquise alguns calendários sazonais. Assim, é possível selecionar melhor as datas que têm relação com seu nicho.

Depois disso, você precisa conhecer seu público à fundo. Pois, para se comunicar com ele, você precisa entendê-lo. Para isso, desenvolver uma Persona é o melhor caminho. Com ela, você vai saber fatos importantes e costumes do dia-a-dia de seu cliente que vão surpreendê-los. Uma ação personalizada, uma campanha segmentada ou até mesmo uma mensagem especial no WhatsApp, é sempre muito bem-vinda.

E por fim, criar um ambiente persuasivo e fiel à data. Esses momentos trazem consigo uma identidade muito forte. Desde cores e objetos, até sensações, sentimentos, palavras e lembranças queridas. Assim, elas atribuem um significado especial para o público em geral, e te ajudam muito a despertar o marketing de emoções.

Para todo esse planejamento, separamos algumas dicas. Confira:

Use as datas comemorativas para encontrar subnichos

As empresas que têm seu foco em algum nicho de mercado, têm ótimas oportunidades de divulgar produtos de diferentes sub-nichos, para que se tornem a Nº 1 naquela área. Com produtos sazonais, a empresa consegue adaptar suas ofertas de acordo com cada época do ano. Essa é uma forma maravilhosa de aproveitar o mesmo público para realizar diferentes vendas.

Transforme seu design

Essa é a forma mais simples de explorar as datas comemorativas. Criar Templates temáticos de campanhas, com o design relacionado à data, pode ser uma boa forma de se destacar entre os concorrentes. 

Para isso, também vale personalizar suas redes sociais. A dica é trocar a capa do Facebook, fazer posts no blog, criar artes ou textos para as elas, que demonstrem seu apelo pela data. 

Você ainda pode ir mais além ao personalizar sua embalagem de acordo com cada data.  Além de dar uma nova cara ao seu produto, criam exclusividade, chamam a atenção dos seus clientes e são uma uma propaganda gratuita para outras pessoas.

Use as datas comemorativas para se relacionar com o cliente

Se você ainda não possui possui lista de contatos no WhatsApp e e-mails, considere criar algumas. Essas datas são perfeitas para mostrar o lado humano da empresa, ganhar confiança e gerar empatia com o cliente. 

Não precisa divulgar seus produtos e serviços, apenas envie uma mensagem de forma  carinhosa, desejando feliz Natal ou feliz Ano Novo, por exemplo.

Realize promoções e sorteios sazonais

Na maioria dos feriados e datas comemorativas, as pessoas costumam trocar presentes. E por que não presentear seus clientes também? As promoções e sorteios aumentam o engajamento e o alcance de suas campanhas. Além disso, são sempre uma ótima maneira de se diferenciar da concorrência. Quem ganha é você!

Agora você já pode começar a se preparar bem para essas épocas tão movimentadas, mas que estão sempre presentes no coração dos consumidores.

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