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Marketing para Youtube: As melhores estratégias

Quer entender melhor as oportunidades que existem no Youtube? Vamos mostrar agora as estratégias de Marketing para Youtube que você pode desenvolver. Acompanhe!

Produzir conteúdo relevante

Primeiramente, entenda que o Youtube é uma plataforma de conteúdo. Portanto, é uma das principais ferramentas do Marketing de Conteúdo. E, dessa maneira, produzir conteúdo relevante para a sua audiência é a estratégia primordial! Sem isso, você não consegue engajar ninguém.

Para conseguir alcançar esse conteúdo perfeito, é essencial conhecer o seu público primeiro. É a partir da construção de uma persona para os seus vídeos que você vai conseguir criar conteúdos que interessem ao público, que cativam e emocionam ou que simplesmente respondam as suas dúvidas.

Engajar a audiência com marketing para youtube

Não pense que o Youtube serve apenas como um repositório de vídeos. Não adianta fazer upload dos arquivos por lá e esquecê-los, ok?

Para ter sucesso com o Marketing para Youtube, você precisa tratar bem a sua audiência. Isso significa responder os comentários dos usuários, criar vídeos baseados nas dúvidas deles, interagir nas redes sociais e perguntar o que gostariam de ver no seu canal, por exemplo.

Essas estratégias de engajamento valorizam quem acompanha a sua marca e melhoram a sua reputação online. Uma boa ferramenta para isso são as postagens da aba Comunidade, que servem para interagir com os inscritos além dos comentários dos vídeos.

Divulgar os seus vídeos

Outra estratégia de marketing que não pode ser esquecida é a divulgação dos vídeos fora do Youtube para alcançar uma audiência maior. Lembre que você tem outros canais digitais para integrar com a sua presença na plataforma.

Por isso, os vídeos que você publica lá também podem ser divulgados no Facebook, no Instagram, no site, no blog, no e-mail marketing e nas mídias pagas, por exemplo.

Mais adiante nos próximos posts, vamos apresentar as principais estratégias para divulgar seus vídeos e, assim, melhorar os seus números de alcance e envolvimento no Youtube.

Otimizar vídeos para as buscas (SEO)

Uma boa forma de potencializar o desempenho dos vídeos no Youtube é otimizar os conteúdos para as buscas dos usuários — tanto do próprio Youtube, quanto do Google.

Afinal, quem não quer aparecer nos primeiros resultados das pesquisas na maior plataforma de vídeos ou no principal mecanismo de busca do mundo?

Pesquisar palavras-chave, criar bons títulos, otimizar o nome do arquivo e melhorar a taxa de cliques (CTR) são estratégias que você já conhece do SEO para páginas da web.

Anunciar em outros canais do Youtube

Marketing para Youtube não se resume ao seu canal. Você também pode criar anúncios para aparecer em outros canais que tenham o perfil de público que você quer alcançar.

O Youtube Ads, é o formatos de mídia paga da plataforma. Você pode configurar os anúncios no Google Ads, que talvez você já utilize para criar campanhas de links patrocinados ou mídia display.

Com a possibilidade de anunciar no Youtube, portanto, você tem mais uma opção de canal de divulgação, com alto poder de segmentação, alcance e engajamento.

Fazer parcerias com influenciadores

Outra forma de fazer Marketing para Youtube são as parcerias com influenciadores. Aliás, você sequer precisa ter um canal no Youtube para isso (embora a gente indique que você tenha, tá?).

Ao se juntar com influenciadores, a sua marca aproveita a proximidade, credibilidade e poder de influência que eles têm com a audiência. Para você ter uma ideia: depois de familiares e amigos, os youtubers são os principais formadores de opinião.

Portanto, quando a sua marca pensar em parcerias com eles, precisa saber que não está tratando com celebridades tradicionais nem fazendo publicidade na TV. Os youtubers vão mostrar a você como se conectar de verdade com as pessoas.

Para essa parceria, existem diferentes estratégias. Você pode propor a produção de um conteúdo patrocinado ou uma série de vídeos no canal do youtuber, com a intenção de aproveitar o seu alcance orgânico.

Mas também é possível propor a produção de vídeos para o canal da marca, cujo objetivo é aproveitar a imagem do influenciador e atrair a sua audiência.

Monetizar o seu canal

Você sabia que o seu próprio canal pode se tornar uma fonte de renda? E, se você tem uma audiência significativa e publica bons conteúdos, essa renda pode ser bastante valiosa.

Isso é possível com a adesão ao Programa de Parcerias do YouTube (YPP, sigla em inglês), que permite ganhar dinheiro com seus vídeos por meio da veiculação de anúncios e visualizações de assinantes do YouTube Premium, entre outras formas de monetização.

Para começar a gerar receita no Youtube, porém, o canal precisa ter mais de 1000 inscritos e mais de quatro mil horas de exibição pública nos últimos 12 meses, além de cumprir as diretrizes de conteúdo da plataforma. 

Se você cumprir esses requisitos, pode solicitar a avaliação do Youtube para participar do YPP e, então, monetizar o seu canal.
Legal, não é? Fique atento aos próximos posts da Agência Oxicore para saber mais sobre Marketing para Youtube e não deixe passar nenhuma dica valiosa.

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