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Conquiste seu cliente com marketing de vendas!

Muitas empresas no mercado oferecem para venda (ou ao menos tentam) produtos de alta qualidade. Mas algo no seu planejamento não dá certo e elas acabam com os estoques cheios. Nesse caso, o problema não é o produto, mas a ausência de uma boa estratégia de marketing de vendas. Ela é quem pode direcionar o foco do negócio para atrair novos clientes e alavancar os lucros.

Se você é ainda não tem um bom marketing de vendas, veio ao lugar certo. Continue lendo a matéria para saber mais e conquistar os consumidores.

O que é marketing de vendas?

Ele está disfarçado em nosso dia-a-dia, e provavelmente você mesmo já foi pego por um deles. Em poucas palavras, o marketing de vendas é o planejamento e a seleção para venda, de produtos ou serviços que interessam os clientes (no ponto de vista da empresa).

Depois de planejar, começa o uso das estratégias para convencer o cliente que a sua marca oferece o melhor. É sempre bom lembrar que você pode até ter o melhor produto do mercado, mas sem o marketing de vendas, ele vai ficar parado na prateleira.

Qual sua importância?

Como já explicamos, ele está ligado com a conquista de novos clientes para aumentar as vendas. Além disso, eles podem aumentar a receita mensal e até mesmo, conquistar o coração dos clientes, que vão se tornar seus verdadeiros fãs.

Essa estratégia, bem como muitas outras, precisa de ações pós-venda para estimular os clientes antigos e novos a continuar preferindo você (e não o concorrente). Com essa estratégia, você pode agregar valor a sua marca e torná-la a preferida da audiência.

Como fazer uma boa estratégia de marketing de vendas?

Como você já deve ter percebido, ela é uma exigência para qualquer negócio. Seja uma empresa grande, média ou pequena, essa ação vai determinar o que vender, quem vai querer comprar de você e as táticas usadas. Para criar um bom marketing de vendas, siga essas etapas:

Estude seu público

Para que tudo saia como planejado, você precisa conhecer seu público da cabeça aos pés. Por isso, é fundamental trabalhar na criação das suas personas. A Oxicore já tem uma matéria falando como construir a sua e porque elas são tão importantes. Saiba mais sobre elas aqui.

Para facilitar a criação, pergunte para seus clientes, as pessoas que são a sua persona hoje. As melhores perguntas para conhecê-la estão em outra de nossas matérias. Acesse e descubra as três perguntas mais valiosas para seu negócio.

Reúna toda e qualquer informação que você encontrar. Elas vão te ajudar a conhecer seu cliente de maneira integral, criar sua estratégia de marketing de vendas e oferecer seus produtos na hora certa.

Apresentação do produto

Quando você acerta o público e na identidade visual, slogan e mensagens publicitárias, o interesse pela sua marca é imediato. Nessa etapa seu maior desafio é se identificar com o perfil do cliente.

Para garantir o sucesso, pense com a cabeça do consumidor, ou melhor, da sua persona. Fale de uma maneira com que ele entenda e que desperte suas emoções. Conquiste pelo coração aliando a sua estratégia o marketing de emoções.

Preço

Esse tópico sempre estará presente nas decisões do clientes. Todos vão procurar o melhor pelo menor preço. Por isso defina outros elementos que impactam na sua decisão. Facilitar o pagamento pode ser muito positivo.

Gostaríamos de lembrar que se sua marca valor agregado, os clientes estarão dispostos a pagar um preço mais alto pelo produto.

Ações de promoção

Não precisa se preocupar, essa etapa não é só dar descontos, embora eles também possam fazer parte. Para que ela seja feita bem, você deve definir maneiras de atrair o cliente: as melhores formas de se promover, os melhores pontos de venda, e outros. Sua missão é despertar a curiosidade e o interesse do cliente.

Comunicação

Essa é uma das funções essenciais na hora de vender. O ideal é ter vários canais de comunicação, veja nosso post sobre as mídias sociais e se jogue de cabeça nelas. Através daí você poderá manter contato, responder perguntas, receber avaliações e Feedbacks sobre seu produto ou serviço.

Descubra o que seu cliente quer dizer, e use para melhorias, assim ficará muito mais fácil de entender seu mercado e conquistar ainda mais pessoas.

Fidelização

Além de tudo isso que já foi falado, tenha como seu principal objetivo de reter as pessoas que já são clientes. Para fidelizá-los e crescer com eles, você deve mostrar e oferecer os benefícios que sua marca, produto ou serviço proporcionam.

Para aliar tudo isso à curiosidade do público, sua ações podem ir desde descontos especiais, brindes, até programa de fidelidade e sorteio de prêmios. Com isso você vai ver que seus clientes vão permanecer comprando de você ou voltarão depois de um tempinho afastados. Esse é um movimento natural que acontece quando ele assimila os benefícios de fazer negócio com você.

Esperamos que você tenha compreendido e adotado a importância do marketing de vendas. Pois, esse é o segredo para se manter estável no mercado competitivo.

Queremos te lembrar que, independentemente da ação, seu sucesso vêm do alinhamento da estratégia com toda a empresa. Assim, com um mesmo propósito, é muito mais fácil transformar possíveis clientes em verdadeiros fãs da sua marca.

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