Com certeza, todos confiam mais em quem está próximo. E os meios digitais têm sido um grande divisor de águas nessa questão. Pois, aproximam relativamente às pessoas que estão longe e que talvez nunca chegariam a se conhecer. Nessa hora, surge a importância dos influenciadores nos dias atuais.

Com a ajuda deles, foi ampliado o alcance da divulgação, que afeta definitivamente as decisões de consumo dos seguidores. Esse marketing de influência oferece possibilidades interessantes para as empresas, que têm a oportunidade de impulsionar seus resultados, gerar Leads e até mesmo vendas.
O que é Marketing de Influência
Essa estratégia consiste em engajar pessoas nas mídias, que sejam referência na respectiva área, para compartilhar experiências e mensagens com seus respectivos públicos, influenciando diretamente nas decisões de compra de suas audiências.
A sua única diferença para uma propaganda da qual já estamos acostumados é justamente a identificação e empatia do público com o influenciador. Como já dito, é uma questão de confiança e proximidade.
Como usar influenciadores na empresa?
Se você acha interessante e não tem ideia de por onde começar, hoje há plataformas especializadas em facilitar esse relacionamento de empresas/influenciadores, um bom exemplo é a Squid. Para isso:
Defina o objetivo da ação
Essa é a primeira etapa. Antes de começar, é preciso ter claro o objetivo da ação. E para isso, você precisa estudar sua Persona. Seus objetivos podem ser:
- Gerar reconhecimento para a marca;
- Gerar Leads para serem trabalhados no Marketing;
- Aumentar a presença digital da empresa;
- Vender X unidades do produto no e-commerce.
E a partir daí, você pode definir os meios de divulgação que o influenciador vai usar (blogs, redes sociais, YouTube, etc.), para entrar em contato com os possíveis clientes e como encaixá-los na jornada de compra.
Que tipo de influencer usar
Para escolher a pessoa certa, você precisa mapear os influenciadores do seu segmento, quem são as pessoas que fazem a cabeça dos seus consumidores, queria você contratá-los ou não.
Embora outros influencers famosos, mas que não tem nada a ver com a sua empresa, tenham alcance bem maior que esses, os influencers de nicho tem seguidores que se interessam pela sua marca. Ou seja, se a sua marca tiver a ver com o assunto e o influenciador, pode haver um resultado bem mais efetivo.
Esse mercado de influenciadores costuma usar uma classificação. Para isso existem critérios a serem seguidos, são eles: alcance, ressonância e relevância. As categorias são as seguintes:
1. Top celeb
As celebridades que todo mundo conhece, porém, não têm uma conexão direta com as marca. São boas para gerar reconhecimento, mas não para vender mais.
2. Fit celeb
É a celebridade que todo mundo conhece e, ainda tem conexão com o seu mercado. Porém, essa pessoa vai exigir um investimento mais alto, mas não se preocupe, o retorno tende a ser equivalente.
3. Autoridade
Esse influenciador sabe muito sobre o que fala, por isso, detém forte ressonância sobre a comunidade de seguidores e fãs.
4. Trendsetter
Significa uma pessoa reconhecida como líder e super conectado, que pode ajudar a posicionar a marca.
5. Jornalista
O trabalho com jornalistas é valioso, principalmente pelo alcance de publicações em que escrevem, falam ou aparecem.
6. Público interno
Os funcionários das empresas costumam ser os maiores especialistas nos produtos ou serviços. Coloque-os para gerar engajamento nas redes sociais.
Tipos de estratégias com influenciadores
Uma das maiores dúvidas entre as empresas é se, ao contratar um influencer, a sua empresa será representada por ele para sempre. Mas tudo isso só vai depender da estratégia que você propor e contratar. Temos abaixo os três tipos de estratégias de Marketing de Influência mais comuns:
- Ativação: são pontuais, como um vídeo que registre a presença de uma celebridade em um evento da marca;
- Campanha: nesse caso, são algumas ações durante um período de tempo específico com um objetivo final;
- Embaixadores: aí sim, a ideia é que seja um relacionamento eterno enquanto dure.
Gostou das dicas? Nosso blog está recheado delas! Visite nossas outras matérias e aprenda a melhor maneira de vender e divulgar sua empresa no mercado!