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Técnicas de gatilhos mentais para vender mais

Dentro do mercado consumidor, a interação com o cliente precisa de muito comprometimento. Muitas pessoas pensam em excesso antes de comprar, o que atrasa cada vez mais seu recebimento de lucros. Por isso, a técnica de gatilhos mentais pode facilitar (e muito!) a sua venda.

Sabemos por experiência própria que tomar decisões exige muito esforço. Por causa disso, a mente usa “atalhos” na hora de fazer algumas escolhas. Esses gatilhos agem como se, em determinado momento de uma negociação, você “ativasse” o pensamento rápido no seu cliente.

Garota pensando muito antes de comprar. É hora de jogar alguns gatilhos!

Saber estimular essas reações é uma poderosa arma de persuasão e de resultados para marketing e vendas. E existem alguns gatilhos mentais que são mais facilmente observados no dia-a-dia. São eles:

A Escassez

O nosso inconsciente associa escassez a valor. Ou seja, para nós, quanto mais rara é alguma coisa, maior valor ela tem. Por exemplo:

Você estava em um relacionamento e no começo vocês se davam super bem. De repente, as coisas começam a ficar entediantes e vocês terminam. Logo depois as lembranças de como ele faz falta e os bons momentos vêm à tona. Mas, você só notou isso depois que já perdeu. 

A Urgência

Esse gatilho nos leva a tomar atitudes ainda mais inconscientes, pois ele limita o nosso tempo na tomada de decisão. O melhor exemplo é com certeza a Black Friday.

Embora no Brasil ele não tenha a mesma potência que no exterior, a dinâmica é a mesma: você tem um dia para realizar uma compra, se quiser ter esse desconto. Dessa vez, você terá urgência na sua necessidade e por isso toma ações mais imediatas.

A Novidade

Como o próprio nome já diz, para ativar essa técnica você só precisa da Novidade. Mas não esqueça de deixar bem claro à sua persona que é realmente uma grande novidade. Um grande aliado à esse gatilho é o e-mail marketing.

Quando a primeira palavra do título do seu e-mail é “Novo”, as pessoas vão se perguntar “o que é novo?”. Assim, vão consumir seu conteúdo com muito mais facilidade e urgência.

Prova social

Você faz parte do “todo mundo”? então você faz o que “todo mundo” está fazendo. Não adianta negar, muitas pessoas juntas por algo tem a capacidade de despertar a sua curiosidade.

Para essa estratégia, você vai precisar de muitos números. Como a quantidade de clientes que você tem, quantas já baixaram seu e-book ou assinaram sua newsletter. A partir daí, é só divulgar para as personas que não estão neste grupo.

Autoridade

O respeito às autoridades em determinado assunto representa um gatilho mental poderoso. Quando empresas utilizam figuras famosas e reconhecidas para fazer as propagandas seus produtos em comerciais de TV, essa é a técnica usada. Use esse gatilho no início de uma abordagem ou da jornada do cliente para obter sucesso.

Esses gatilhos mentais não são palavras mágicas, e podem não funcionar com todo mundo. Existe uma série de coisas que podem influenciar a efetividade dessa técnica, como estado mental e o humor do cliente. 

Citamos apenas alguns gatilhos, que são os mais usados hoje em dia. Mas, e aí? quais outros você conhece? Alguns deles já funcionou com você?  Deixe nos comentários abaixo sua resposta!

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