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Ferramentas e lista de e-mail marketing

Sua estratégia de e-mail marketing precisa de um ingrediente fundamental para ser bem sucedida. Uma ferramenta, ou software, que realize disparos de e-mail em massa.

A ferramenta mais indicada para quem está começando agora é o Mailchimp, pois além de sua versão gratuita, a utilização é fácil e intuitiva. Além dela, outros softwares populares no mercado são o GetResponse, o Mailee e o Mailify.

O e-mail marketing também pode ser feito por meio de softwares como RD Station e Hubspot. Estas são ferramentas que realizam várias funções além do e-mail marketing, como gestão de redes sociais, lead tracking, gestão de blogs, entre outros.

Como escolher o template ideal para seus emails

É possível criar um template do zero, em HTML, ou utilizar templates prontos que são fornecidos por ferramentas como a Mailchimp. A última opção é a mais simples, pois reduz muito o seu trabalho.

Quando for escolher seu template, busque um que seja responsivo, ou seja, que se adapte a dispositivos móveis. Portanto, se seu template não for responsivo em Smartphones ou Tablets, a leitura dos seus e-mails ficará muito difícil.

Além disso, seu template deve ter espaço para imagens e texto. Muitos enviam e-mails que contém apenas imagens. No entanto, alguns provedores consideram esse tipo de e-mail como spam. O ideal é mesclar blocos de imagem e texto, o que torna seu e-mail mais leve e agradável de se ler.

Na hora de buscar o template ideal, a simplicidade é a chave para focar a atenção do seu leitor no que você deseja, seja o conteúdo do e-mail, o call-to-action, o compartilhamento ou outra ação que você queira que ele realize.

Construindo uma lista de emails

Estima-se que uma lista de contatos de e-mail cai em 22,5% a cada ano. Endereços de e-mail mudam, pessoas abandonam contas antigas e contatos optam por sair da sua lista.

Por esse motivo, um grande desafio que você vai encontrar é ao construir e crescer sua lista de contatos. Mas por onde começar?

A primeira solução que vem em mente, muitas vezes, é comprar uma lista de emails. Porém, essa ação é ótima para prejudicar a imagem da sua empresa. Construir uma lista de emails demanda tempo e esforço, mas há como tornar esse processo mais fácil.

Como construir uma boa lista de e-mails?

O primeiro passo para começar, é adicionar no seu blog um espaço onde seus visitantes podem cadastrar seus e-mails para receber comunicações, como Newsletters, promoções e novidades.

Você disse promoções?

Algumas ferramentas facilitam essa coleta de emails. A Hellobar adiciona uma janela ou pop-up de coleta de emails ao seu site. Lembre-se que quanto mais simples for o processo, mais endereços você vai coletar. Portanto, facilite a experiência do usuário no seu blog. Você pode pedir informações além do e-mail, na hora do cadastro. Mas fique atento apenas para não fazer perguntas em excesso.

Uma prática importante é a segmentação da base de emails. Ela permite que você envie mensagens mais personalizadas, impactando diretamente no engajamento dos leitores. Essa divisão pode ser feita de forma generalizada ou específica. Levando em consideração fatores como: localização, idade, ocupação, posição na empresa, compras anteriores, estágio no funil de vendas.

Por fim, lembre-se que construir uma boa lista de emails envolve dois componentes: conseguir novos contatos e manter os que você já tem. Para manter seus contatos por perto, envie sempre conteúdos que sejam relevantes. Caso contrário, você pode perder tudo o que trabalhou para conquistar.

Confira nossas últimas matérias sobre E-mail marketing!

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