Rua Natal, 379, Centro - Piên, PR

GUIA: Como criar bons vídeos para o Youtube

Se o Youtube é uma plataforma de conteúdo, o primeiro passo é criar bons vídeos para a audiência do seu canal do youtube. Então, vamos ver agora as principais orientações para que os seus vídeos arrasem:

Entenda o seu público para fazer bons vídeos

Primeiramente, pense: você sabe o que o seu público gostaria de ver no seu canal do youtube? Essa resposta é essencial para o sucesso dos conteúdos.

Então, comece a entender as motivações, as dúvidas, as dores do público para saber quais temas você deve abordar e fazer bons vídeos. Também é importante conhecer os hábitos de consumo de vídeos para saber qual duração e qual frequência de publicação são mais adequadas.

Para isso, é necessário além dos dados básicos (gênero, idade, localização etc.) e construir uma persona para quem seus vídeos serão produzidos.

Uma pesquisa do Google pode ajudar nessa tarefa. O estudo mostrou quais são as principais motivações que levam os brasileiros até o Youtube: Conexão, Conhecimento, Entretenimento e Identidade. Com base nelas, você pode entender também o seu público.

Defina os objetivos do seu canal do youtube

Antes de começar a produzir os vídeos, é importante também pensar por que você vai fazer isso. A intenção pode ser, por exemplo, gerar tráfego para o site, incentivar a venda de um produto ou aumentar a interatividade.

Definir os objetivos de um conteúdo ou uma série de vídeos é essencial para ter resultados e para verificar se foi o retorno esperado.

Crie roteiros para bons vídeos

A partir da definição da persona e dos objetivos, você já pode começar a pensar na produção dos vídeos. Mas ainda não é hora de gravar: pense primeiro na história que eles vão contar.

Nesse momento, o ideal é construir um roteiro, com um pequeno resumo do vídeo, previsão de duração e a sequência de falas e imagens que vão construir essa história. Um storyboard — esboço gráfico das telas que o vídeo vai mostrar — também é um recurso bastante utilizado.

Além disso, é importante pensar nos elementos multimídia (gráficos, imagens, sons, músicas etc.) e nos links para outros vídeos e artigos de blog que podem ser incluídos. Planejar tudo antes, no roteiro, torna a produção muito mais eficiente.

Defina a locação para a filmagem

A definição da locação é determinante para a qualidade e garantir bons vídeos. Avalie questões como a presença de ruídos ou da falta de iluminação que podem prejudicar a gravação, bem como a possibilidade de cobrança pelo uso do local.

Para evitar problemas, informe-se antes e visite o local com antecedência para avaliar essas questões.

Mas lembre também que uma locação simples — como o escritório da empresa ou a praça mais próxima — podem ser até mais eficientes e muito mais em conta.

Planeje os recursos para fazer bons vídeos

No dia da gravação, não pode faltar nada! Planeje tudo o que você precisa para gravar e pense ainda no plano B caso tenha algum problema com equipamentos.

Câmera, iluminação, tripé, microfone e vestuário são itens essenciais de um vídeo em que você precisa pensar.

Reserve tempo para a edição

Deu tudo certo com a gravação? Então, é hora de fazer a edição. Muita gente não percebe que essa parte pode ser a mais complexa do processo de produção e que demanda tempo. Por isso, inclua essa etapa no planejamento do vídeo.

Na edição, é hora de organizar tudo o que foi gravado. Não pense que você precisa ganhar um Oscar com isso, mas fazer uma boa edição pode ser um diferencial do seu canal, já que não é algo simples.

Pense na transição das imagens, no ritmo do vídeo, nas músicas e efeitos sonoros, nos links para outros conteúdos, além do thumbnail que é exibido no Youtube.

Defina a frequência de publicação do seu canal do youtube

Depois de gravar bons vídeos, não saia publicando aleatoriamente. No planejamento dos conteúdos, é importante definir as datas de publicação, preferencialmente com uma frequência constante.

É importante fazer essa definição de olho nos hábitos de consumo da audiência, mas também na sua capacidade de produção.

Dessa maneira, o seu público sabe quando tem novidades no seu canal e pode acompanhar com mais fidelidade.

E aí? Já bateu aquela vontade de começar o seu canal, não é? Mas espera um pouquinho e leia antes nossas próximas matérias! Enquanto isso, dê uma voltinha pelo nosso blog e pegue outras dicas valiosas.

Related Posts

Leave a comment

VENDEMOS
RESULTADO + TRANSFORMAÇÃO