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Ambiente persuasivo: 3 formas de atrair clientes!

Você já percebeu que as pessoas tendem a seguir o que está na moda? Isso acontece porque elas estão expostas a muitas mensagem da marca, ao seu ambiente persuasivo, e todas vendem indiretamente situações positivas, inputs e estímulos. Em algum momento, aquele desejo de compra vai se instalar dentro do cliente.

Inconscientemente, ele vai entrar nesse ambiente que você criou, logo, sua estratégia de marketing vai funcionar. Porque, ao mostrar seu produto de diversas formas e em lugares diferentes, trará a ideia de que seu produto é o “melhor do mundo”.

Mas para rodear seu público de experiências positivas com sua empresa, você precisa criar um ambiente persuasivo. Para que você coloque as mensagens na mente da pessoa, e ela decida comprar antes de você começar vender.

Um grande exemplo de ambiente persuasivo: um restaurante que passa o sentimento de conforto, aconchego e sofisticação.

Como já dito em outra matéria, as pessoas compram estados emocionais. Com esse bom sentimento já instalado nela, por meio do ambiente, é muito mais fácil conquistar o cliente e levá-lo a comprar o produto que vende aquele estado emocional.

Para que essa técnica seja efetiva, absolutamente todos os elementos do seu ambiente, seja ele físico ou online, devem condizer com o seu segmento, e os sentimentos que você quer passar. Conheça algumas dicas para criar o ambiente perfeito.

Na loja online, observe esses detalhes de ambiente persuasivo:

1. Marketing Digital

Ao distribuir sua verba de marketing para que você na internet em redes sociais como o Facebook, Instagram, WhatsApp, e em blogs, anúncios, Google Adwords, você consequentemente cria um ambiente persuasivo.

Não esqueça de apontar caminhos para que seu cliente chegue até você. Deixe seu site ou telefone de contato no fim de cada postagem para gerar tráfego.

2. 100% funcional

Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em meio clique e dificilmente voltará entrar em seu site. 

Evite ter um site lento, com imagens pequenas, muitos anúncios, pouco contraste do fundo da página e cor de letra inadequada.

3. SEO

O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar as busca para dar destaque ao conteúdo. Nele estão incluídos o uso de tags, conteúdo útil, inserção de links, versão para mobile, certificado HTTPS, títulos, palavra-chave e vários outros.

Ter um site bem posicionado é fundamental para ser visto, e assim, atrair consequentemente mais clientes.

Chegou a vez da loja física. Lembre-se de caprichar na:

1. Música:

Pesquisadores descobriram que o tipo de música tocada pode alterar diretamente o tempo de permanência em uma loja, e a velocidade que os consumidores se movem. Além disso, a sonoridade pode mudar a percepção dos clientes na quantidade de tempo que ficam esperando para serem atendidos.

Não nos surpreende que essas influências, sobre o comportamento e a percepção, possam levar seu cliente a gastar ainda mais. Nossa dica é que você prefira as músicas mais lentas e clássicas.

2. Iluminação:

Num estudo, psicólogos descobriram que os consumidores gastam muito mais tempo observando vitrines quando há uma iluminação adicional. Isso acontece porque os níveis de luz têm efeito sobre o cérebro já que libera a serotonina, que regula o humor dos clientes.

Será que a quantidade de venda perdida é maior que a economia de alguns reais apagando as luzes da sua vitrine?

3. Arquitetura:

Dois professores de Marketing descobriram que pessoas em salas com pé-direito mais alto apresentaram melhor desempenho. Ou seja, as pessoas raciocinam melhor em lugares amplos. 

Lembre-se de manter tudo organizado em um bom espaço, para que sua tarefa de atrair clientes funcione cada vez melhor!

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